Em época de redes sociais o número de pessoas com quem você se relaciona, segue ou é seguido, curte seus comentários e fotos é sempre contabilizado. Ao contrário das redes sociais a vida real vai muito além de números, quando tratamos de saúde isso ainda é muito mais relativo. Na minha formatura da faculdade fui agraciado com a honra de fazer a homenagem aos pacientes e tenho a memória vívida daquele dia em que agradeci os pacientes que passaram por mim até aquele momento e lembrei aos colegas de turma que a melhor forma de homenagear nossos pacientes era tratando-os com AMOR, amor em forma de ação, não considerando-os apenas números (de pacientes atendidos, número de leito de enfermaria, número financeiro que aquele paciente significa), curando quando possível, confortando sempre, tratando com atenção e humanização.

Hoje, ao abrir o sistema de prontuário eletrônico do consultório, me deparei com um número que me chamou atenção: exatamente 1.000 pacientes cadastrados! Uso esse sistema há aproximadamente 1 ano e meio, apenas no consultório, por isso achei o número significativo. Apesar de ser um número significativo, quase cabalístico, ele não representa todos os pacientes que atendi no decorrer dos 9 anos de formado em todas as instituições que passei ou trabalho atualmente. O mais importante é que me despertou essa lembrança da formatura de não valorizar os pacientes pelo número e sim pela individualidade de cada um, do tipo de atendimento que devo dar e que consegui prestar a cada 1 desses 1000 pacientes lembrados hoje. Desses mil não consegui curar todos, alguns nem estão mais entre a gente; mas me esforcei para prestar o melhor atendimento para aquele paciente quando estava diante dele, buscando o diagnóstico com afinco, propondo os melhores tratamentos dentro do meu conhecimento, respeitando e confortando sempre.

Continuo sempre em busca da minha missão de impactar a vida de milhões de pessoas no Brasil, promovendo saúde, tratando doenças, confortando e ensinando. Muito obrigado a esses mil pacientes que representam outros milhares e que me deram a oportunidade de atendê-los e me confiaram a sua saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *