Muitas pessoas se preocupam com as doenças do CORAÇÃO, mas acabam não tomando medidas simples para preveni-las. Prática de atividade física regular, alimentação equilibrada, controle de doenças que são fatores de risco, controle do estresse são exemplos de atitudes que fazem bem para o CORAÇÃO. Onde que a São Silvestre entra nesse cuidado? Será que ela realmente faz bem para o coração? Vou explicar tudo isso para você aqui nesse artigo!!
As doenças do CORAÇÃO estão relacionadas a uma mortalidade muito elevada, elas matam mesmo!!! Dentre as principais doenças que acometem o coração a doença coronariana (obstrução dos vasos que levam sangue para o músculo do coração) é a principal causa de morte e de morbidade (deixam sequelas que geram sintomas e necessitam de cuidados adicionais). O que a maioria das pessoas conhece das doenças coronarianas é o INFARTO, que é a obstrução completa e aguda de um dos vasos do coração e isso pode causar uma dor intensa no peito!!! (Falaremos mais sobre infarto em outro artigo)
Afinal de contas, e a São Silvestre? Primeiramente preciso explicar que as doenças coronarianas são a via final de várias agressões que o nosso corpo e coração vão sofrendo no decorrer do tempo, os tais fatores de risco. Esses fatores de risco que vão danificando nosso CORAÇÃO aos poucos são: diabetes, colesterol elevado, pressão alta (hipertensão), tabagismo, estresse, obesidade/sobrepeso, sedentarismo (falta de atividade física), idade elevada, histórico familiar de doença coronariana… Percebam que, geralmente, é mera desculpa quando alguém fala que infartou “de repente”, pois nós causamos o infarto no decorrer de vários anos.
Para evitarmos doenças do CORAÇÃO precisamos tratar e, preferencialmente, prevenir esses tais fatores de risco. Para tal, precisamos ter um estilo de vida saudável com alimentação equilibrada e prática de atividade física (olha a São Silvestre aparecendo) desde a juventude. Além disso, precisamos passar por avaliações médicas periódicas, especialmente após 40 anos, para verificarmos e detectarmos precocemente essas doenças/alterações que são fatores de risco e iniciar de maneira precoce o tratamento.
A São Silvestre é uma corrida de 15 km que para ser completada precisa um mínimo de planejamento e treinamento. Eu, por exemplo, que já praticava atividade física, iniciei um treinamento específico com 6 meses de antecedência e realizava entre 4 e 5 treinos semanais com média de 50 minutos de duração. Ou seja, a São Silvestre requer prática regular de atividade física (pelo menos 30 minutos, no mínimo 4 vezes por semana). Para manter esse nível de treinamento é necessária uma alimentação equilibrada, com controle de carboidratos e uma hidratação vigorosa. O treinamento, ao mesmo tempo que ele é desafiador, ele faz você mudar seu foco do dia-a-dia auxiliando no controle do estresse. Manter esse nível de atividade por um tempo prolongado facilita o controle de peso, da pressão arterial e dos níveis de glicose no sangue. Ou seja, com a SÃO SILVESTRE você ataca todos os fatores de risco para as doenças do CORAÇÃO. Não é o dia da corrida que fará você mais saudável, mas tudo que você faz para chegar até o fim e garanto para você que é gratificante a sensação de dever cumprido associado a sensação de saúde. Por isso, faça o que eu digo, faça o que eu faço!!