A pressão alta (hipertensão) é uma doença com vários fatores causais envolvidos que podem agir em diferentes proporções fazendo com que os vasos sanguíneos se enrijeçam, perdendo elasticidade e consequentemente o sangue passa a fazer uma pressão maior nas paredes dos desses vasos. Essa pressão aumentada causa lesão progressiva dos vasos de vários órgãos, gerando doenças que afetam todo o corpo!
Uma doença com tanto potencial de gerar problemas deve ser evitada e tratada, vamos dar 12 dicas para evitar e tratar a pressão alta:
1- Evite o sal! O sal contém o sódio que está diretamente relacionado aos níveis aumentados de pressão arterial. Além do sal que colocamos na preparação da comida, uma grande parte do que ingerimos vem dos alimentos industrializados.
2- Não fume! O tabagismo, além de todos os outros malefícios (causa de mais de 25 doenças), atrapalha o controle pressórico e dificulta a adesão ao tratamento.
3- Faça atividade física! A atividade física regular tem impacto direto e reduz a pressão. Fazer 30 minutos por dia 5 vezes por semana é capaz de reduzir a pressão, o ideal é mesclar aeróbicos com exercícios resistidos.
4- Controle o estresse! Estamos submetidos a uma carga de estresse muito elevada, sobrecarga de carga-horária de serviço, responsabilidades crescentes, isso dispara os estímulos que agem no controle da pressão e causam hipertensão.
5- Controle o peso! Sobrepeso e obesidade se relacionam com resistência aumentada dos vasos periféricos, levando ao aumento da pressão e a redução do peso se relaciona diretamente à redução da pressão arterial.
6- Verifique regularmente sua pressão! Não podemos tratar o que não conhecemos, então sugere-se uma medida por ano para avaliação
7- Não envelheça 😧! Esse é uma fator de risco que não conseguimos controlar, quanto maior a idade maior a chance de hipertensão. Então fique mais atento ainda com todas as outras dicas com o passar do tempo e “envelheça sim”, mas com saúde.
8- Se beber não dirija e se beber, faça isso com moderação! O consumo exagerado e persistente de álcool eleva a pressão, então não exagere, não ultrapasse o limite de duas latinhas ou uma dose por dia.
9- Evite parentes que tenham pressão alta😳! Outra situação que não conseguimos controlar, mas que eleva nossa atenção, pois familiares com hipertensão aumentam o nosso risco de desenvolver a doença. Nesses casos fique mais atento e averigue sua pressão de maneira mais precoce e frequente no decorrer da vida.
10- Pode tomar seu café! Não saia tomando café como remédio, ele não reduz a pressão!!! Só quero desmitificar o café com causador de hipertensão, o que muita gente imagina pelo efeito estimulante da cafeína. Café não causa hipertensão dentro de um consumo moderado.
11- Coma castanhas, alho, óleo de peixe, aveia, leite desnatado! Não precisa ingerir exclusivamente esses alimentos, muito menos sair com “bafo” desagradável porque comeu um alho inteiro. Os estudos mostram que esses alimentos “podem” reduzir discretamente a pressão, então a dica é introduzir esses alimentos, na medida do possível, nos seus hábitos alimentares.
12- Tome remédios prescritos pelo seu médico, para você!!! Existem muitos tipos de remédios para tratar pressão alta, cada um com indicações, interações e contra-indicações. Só seu médico, conhecendo seu nível de pressão, doenças associadas, biotipo pode selecionar a melhor opção. Não tome remédios por indicação de vizinhos, familiares… Nem sempre o que serve para um serve para o outro.
Perceba que o remédio veio por último na lista das 12 formas de tratar a pressão, isso não foi por acaso. Temos uma tendência a focar no remédio por ser relativamente cômodo, mas o tratamento dessa doença com múltiplos fatores de risco passa por todas essas mudanças no estio de vida, isso é tão importante quanto o uso de remédios e devem ser adotadas a qualquer tempo para evitar a pressão alta.
No próximo artigo vamos falar das 8 doenças que vamos evitar com o tratamento adequado da pressão alta!!!